Equipe / Pesquisadores

  • Gregory Michener, Professor Adjunto FGV-EBAPE

    Michener é professor na FGV desde 2012, onde ele começou a trabalhar para criar o Programa de Transparência Pública em 2013. Ao longo do seu Doutorado, que teve como tema central explicar a potência relativa de leis de liberdade de informação através da America Latina, Michener contribuiu para o movimento de criação de uma lei nacional de liberdade de informação. Ao mesmo tempo, ele ajudou a Associação Comercial do Rio de Janeiro a aumentar a conscientização e apoio para uma lei de transparência fiscal. Ambas as leis foram promulgadas, a primeira em 2011 (12.527) e a segunda em 2012 (12.741). Michener é frequentemente chamado para dar palestras e escreveu de maneira extensiva sobre a medida, política, e potência de leis de transparência e liberdade de informação em publicações como o Journal of Democracy, Foreign Affairs, Governance, e World Development. Para mais informações, visite seu perfil acadêmico da FGV

  • Michael Freitas Mohallem, Professor

    Professor da FGV Direito Rio onde leciona as disciplinas “Direitos Humanos” e “Formação das Leis: Poder Legislativo, Lobby e Ativismo Social”. É Coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) e integra o Conselho Fiscal do Instituto Alziras, o Conselho Consultivo do Observatório Social do Brasil – Rio de Janeiro e o Conselho Editorial da FGV Direito Rio. Doutorando e LL.M em Direito Público e Direitos Humanos pela University College London (UCL), especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui extensão universitária em Formação de Governantes pela Escola de Governo de São Paulo (2001). Foi visiting researcher no European University Institute (EUI) e visiting scholar no Minerva Center for Human Rights da Hebrew University of Jerusalem. Foi Diretor da organização Avaaz no Brasil, assessor parlamentar da Liderança do Governo no Senado Federal e assessor jurídico no Ministério da Justiça.

  • Davi Moreira, Pesquisador

    Professor Visitante do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). PhD em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e vencedor do Prêmio CAPES de tese 2017 na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Atuo nas seguintes áreas: políticas públicas, estudos legislativos, métodos quantitativos em ciências sociais e análise automatizada de conteúdo. 

  • Evelyn Contreras, Pesquisadora

    Evelyn Contreras é Graduada em Engenharía Econômica pela Universidad Nacional de Ingeniería de Perú. Ela tem 6 anos de experiência professional, nos quais ela se desempenhou principalmente como consultora em planejamento estratégico para instituições do setor público e privado no Perú, como o Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social, o Ministério da Educação, o Organismo Supervisor do Investimento em Energía e Mineração, o Organismo Supervisor do Investimento em Telecomunicações, as mineiradoras Xstrata-Tintaya, Anglo American Quellaveco, Lumina Copper, entre outras. Atualmente, ela é mestanda em Administração na Fundaçào Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, na área de pesquisa de Instituições, Políticas e Governo. 

  • Gabriela Moraes, Assistente de Pesquisa

    Graduanda na FGV-Direito Rio, atua como Consultora Júnior de Projetos na FGV Jr., participa do Núcleo de Discente da Chapa Movimenta, no Centro Acadêmico Mário Machado e é pesquisadora-bolsista no Programa de Transparência Pública. Elaborou a ementa e organizou as atividades do módulo de Programação do Curso da Pós-Graduação em Direito Digital da Faculdade Baiana de Direito. Atuou como Diretora Executiva Administrativa e Diretora Executiva de Projetos, além de ser membro-fundador, da Àgora Jr. Desempenhou a função de membro trainee e membro projetista na Alfa Consultoria Júnior. Integrou grupo de pesquisa na área de Criminologia e Direitos Fundamentais e outro na área de Privacidade e Internet, além de ter sido Diretora Acadêmica do Diretório Acadêmico Plínio Moura.

  • Guilherme France, Pesquisador

    Mestre em Direito Internacional (UERJ), Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV e autor do livro ‘As Origens da Lei Antiterrorismo’. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito Rio desde 2016.
     

  • Irene Niskier, Pesquisadora

    Irene é formada em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais pelo CPDOC – FGV e em Jornalismo pela UFRJ. É pesquisadora do Programa de Transparência pública da FGV desde 2014 e foi Coordenadora do Programa durante 2017. 

  • Isabel Veloso, Pesquisadora

    Bacharel em Relações Internacionais (UFF), Especialista em Administração Pública (UFF), Mestre em Ciência Política (IESP-UERJ) e Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Atualmente é pesquisadora do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito Rio, atuando nas áreas de Anticorrupção e Governança.
     

  • Isabela Cruz, Pesquisadora

    Isabela Cruz é advogada, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e mestre em História e Política pela Fundação Getúlio Vargas (CPDOC / FGV). Em sua dissertação de mestrado, analisou o contexto, a prática e os obstáculos da implementação da Lei de Acesso à Informação. Entre 2017 e 2018, foi international fellow no Center for the Study of the Presidency and Congress (CSPC), em Washington, D.C.

  • Jonas Coelho, Assistente de Pesquisa

    Graduando em Direito da FGV-Direito Rio, Jonas participou do primeiro Laboratório de Política Pública da Fundaçào Getúlio Vargas e foi membro da equipe vencedora em um concurso para criar aplicativos para melhorar a eficiência do sistema judiciário, patrocinado pela AJUFE e IBRAJUS. Atualmente em seu segundo ano no PTP, Jonas participou de diversas auditorias de transparência realizadas pelo Transparency Evaluation Network. 

  • Narad Miguel Lopez, Assistente de Pesquisa

    Narad é graduado em Psicologia pela Universidade Católica Boliviana e mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua área principal de pesquisa é o corpo desde a perspectiva psicanalítica. Ele participa no Programa de Transparência Publica da FGV há mais de um ano.

  • Yago Falcão, Assistente de Pesquisa

    Yago é graduando em Direito da FGV-Direito Rio. Possui grande interesse na área de políticas públicas fazendo parte do Laboratório de Inovações em Políticas Públicas. Além disso, possui grande interesse em pesquisa, fazendo parte do PIBIC em pesquisa pela FGV-Direito Rio. Entrou no Programa de Transparência Pública da FGV em 2018.