Equipe / Pesquisadores

  • Gregory Michener, Professor Adjunto FGV-EBAPE

    Michener é professor na FGV desde 2012, onde ele começou a trabalhar para criar o Programa de Transparência Pública em 2013. Ao longo do seu Doutorado, que teve como tema central explicar a potência relativa de leis de liberdade de informação através da America Latina, Michener contribuiu para o movimento de criação de uma lei nacional de liberdade de informação. Ao mesmo tempo, ele ajudou a Associação Comercial do Rio de Janeiro a aumentar a conscientização e apoio para uma lei de transparência fiscal. Ambas as leis foram promulgadas, a primeira em 2011 (12.527) e a segunda em 2012 (12.741). Michener é frequentemente chamado para dar palestras e escreveu de maneira extensiva sobre a medida, política, e potência de leis de transparência e liberdade de informação em publicações como o Journal of Democracy, Governance, e World Development. Para mais informações, visite seu perfil acadêmico da FGV ou seu site pessoal.

  • Bernardo Schwaitzer, Pesquisador

    Advogado formado pela FGV Direito-Rio e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), além de bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua agenda de pesquisa concentra-se na implementação e accountability de políticas públicas, especialmente educacionais, e no desenvolvimento de capacidades estatais. Participa do Programa de Transparência Pública desde 2019, e integra a Rede de Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

  • Eduardo Bizzo, Pesquisador

    Eduardo Bizzo é doutorando em Administração pela Escola Brasileira Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) e economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. É mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE), especialista em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Seus interesses de pesquisa concentram-se em temas relacionados a governança colaborativa, políticas públicas, meio ambiente, Amazônia e educação.

  • Evelyn Contreras, Pesquisadora

    Evelyn Contreras é Graduada em Engenharía Econômica pela Universidad Nacional de Ingeniería de Perú. Ela tem 6 anos de experiência professional, nos quais ela se desempenhou principalmente como consultora em planejamento estratégico para instituições do setor público e privado no Perú, como o Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social, o Ministério da Educação, o Organismo Supervisor do Investimento em Energía e Mineração, o Organismo Supervisor do Investimento em Telecomunicações, as mineiradoras Xstrata-Tintaya, Anglo American Quellaveco, Lumina Copper, entre outras. 

  • Ian Araujo, Assistente de Pesquisa

    Ian Vaz Araujo é graduado em Ciências Sociais pelo CPDOC FGV, com formação complementar em Relações Internacionais. Atua como assistente de pesquisa no Programa de Transparência Pública da FGV desde 2023, auxiliando na análise de dados públicos. Seus interesses de pesquisa concentram-se em políticas públicas e metodologia de pesquisa.

  • Irene Niskier, Pesquisadora

    Irene é formada em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais pelo CPDOC – FGV e em Jornalismo pela UFRJ. É pesquisadora do Programa de Transparência pública da FGV desde 2014 e foi Coordenadora do Programa durante 2017. 

  • Jonas Coelho, Assistente de Pesquisa

    Graduando em Direito da FGV-Direito Rio, Jonas participou do primeiro Laboratório de Política Pública da Fundaçào Getúlio Vargas e foi membro da equipe vencedora em um concurso para criar aplicativos para melhorar a eficiência do sistema judiciário, patrocinado pela AJUFE e IBRAJUS. Atualmente em seu segundo ano no PTP, Jonas participou de diversas auditorias de transparência realizadas pelo Transparency Evaluation Network. 

  • Natalia Rodrigues, Pesquisadora

    Natalia Ferreira Rodrigues é procuradora da Fazenda Nacional há 16 anos, tendo trabalhado em atividades relacionadas à cobrança da Dívida Ativa da União e, nos últimos 7 anos, na gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS. Doutoranda em Administração na FGV-EBAPE, cursou o Mestrado em Administração Pública na FGV-EBAPE, em capacitação custeada pela PGFN/FGTS, e é graduada em Direito pela UERJ. Sua agenda de pesquisa envolve a transparência dos gastos tributários e benefícios fiscais, especialmente aqueles relacionados com a política pública de recuperação fiscal (Refis).

  • Pedro Bizzotto, Assistente de Pesquisa

    Pedro Maia Bizzotto é graduando no 9º período em Direito pela FGV Direito Rio, com ênfase em Privacidade e Tecnologia e pesquisa com decisões judiciais envolvendo LGPD. Assistente de pesquisa do Programa de Transparência Pública desde 2023 na atualização do artigo "Conspicuous Noncompliance".

  • Rafael Felizardo, Pesquisador

    Rafael Felizardo Ferreira é mestrando em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro. Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e advogado formado pela Escola Superior Dom Hélder Câmara (ESDHC). Seus interesses de pesquisa concentram-se na relação entre as instituições de controle e a administração pública assim como na aplicação de metodologias empíricas em estudos jurídicos.

  • Tássia Cruz, Pesquisador

    Tássia Cruz é professora da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) e é gerente-executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais - CEIPE (FGV EBAPE). Tássia possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford. É graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Rio. Sua pesquisa se concentra em política educacional no Brasil, particularmente em financiamento da educação, mercado de trabalho de professores, tecnologia na educação e avaliações de impacto destinadas a melhorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos alunos.